terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Redes Sociais e o Cyberbullying

Nesse grande passo que a tecnologia deu alguns mecanismos foram sendo inseridos na sociedade e assim as famosas redes sociais foram surgindo, com o intuito de interagir pessoas de lugares diferentes, que por algum motivo perderam contato ou até mesmo para ser um meio de conhecer novas pessoas. Mas a verdadeira realidade, é que, ultimamente, estão sendo utilizadas por muitos dos seus usuários para praticarem agressões.

O cyberbullying é praticado no Brasil pelas redes sociais mais comuns como Orkut, Facebook e Twitter. Estudando em especial o Orkut, foram encontradas 39 comunidades usando o tema principal cyberbullying. Em uma delas, (ANTI - CYBERbullying) foi feita uma enquete com a seguinte pergunta:  “você já sofreu alguma violência virtual? Qual ?”. De 129 votos, 31 falaram que sim, através de mensagens agressivas, 23 através de fofocas e comentários, 18 através de e-mails, 16 de pessoas que perseguem, 13 através de roubo de fotos ou dados, 20 falaram que nunca sofreram, e 8 de outras formas.
Além dessas várias comunidades relacionadas ao cyberbullying, falando sobre tal ou sendo contra, existem comunidades que literalmente praticam a agressão, que difamam pessoas, que abrem tópicos para agredir, caluniar e atingir negativamente um ou mais indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário