terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Como a escola pode ajudar?

Por volta dos 10 ou 12 anos, a criança passa a construir sua própria personalidade, fora daquilo que sempre recebeu em casa, ela vai começar a lidar com a sua própria imagem, vai chegar à necessidade de pertencer a um grupo, e é principalmente nesse momento que aparece alguns padrões que se contrariados, podem ter conseqüências piores.

Por isso que a escola precisa ter um papel fundamental nessa fase, o cyberbullying não é uma brincadeira qualquer, por mais que a agressão seja virtual, o estrago que faz é real. A escola pode ajudar a prevenir ensinando a criar relacionamentos saudáveis em que os colegas aceitem as diferenças entre eles, deixar um tempo pra eles conversarem, se conhecerem, nessa idade os alunos se espelham muitos nos professores, então eles precisam dar bons exemplos, mostrar os limites, alertar como a tecnologia pode ser benéfica e maléfica, entre outros.
E o mais importante é eles estarem sempre atentos com a mudança de comportamento dos alunos, pois é assim que podem reconhecer os sinais de que algo esta diferente, prejudicando e atrapalhando o seu desenvolvimento.
Os pais também precisam ficar atentos, participar da vida do seu filho, acompanhar a relação dele na internet, deixar o computador em uma “área publica”, demonstrar interesse sobre esse universo digital, orientar que não é apenas nas ruas que existem pessoas perigosas, e que a internet esta sendo muito usada para maldades.
O blog HTTP://dnt.adv.br/noticias/dicas-de-como-os-pais-podem-orientar-os-filhos-para-o-uso-seguro-da-rede/ _ (Cartilha – Dicas de como os pais podem orientar os filhos para o uso seguro da rede) traz de maneira bem simples mais dicas de como prevenir e agir sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário