terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cyberbullying no Brasil

Uma junção de bullying- comportamentos agressivos, sem alguma razão para tais atos acorrendo principalmente entre crianças e adolescentes. Cyberbullying veio com força total por ser mais prático e fácil para os agressores.
Um pesquisa com 2.160 internautas do país com idades de 10 a 17 anos realizada pelo Safernet, ONG de defesa dos direitos humanos na internet mostrou que 38% dos jovens revelou ter algum amigo, conhecido que já sofreu ou sofre de cyberbullying, mas que somente 7%  afirmam ter ouvido algum desabafo.
No Brasil, não há casos que levaram a consequências extremas como o caso da jovem Megan Meier, que se suicidou nos Estados Unidos em 2006, aos 13 anos. Onde a mesma tinha depressão e a responsável pela intimidação virtual da jovem foi Lori Drew, de 49 anos, que se passou por um homem e de repente rompeu contatos virtuais com a jovem. O motivo da agressão foi que a Lori Dreaw tinha como objetivo humilhar a jovem por ter espalhado boatos de sua filha.

Mas a prática do cyberbullying também é comum por aqui. Comunidades e perfis falsos no Orkut, contas fraudulentas no Twitter e blogs anônimos são algumas das formas encontradas pelos agressores virtuais para atormentar suas vítimas.
Um dos caso mais recentes foi a da Geisy Arruda que depois de ter sofrido uma humilhação na sua faculdade (Uniban, em São Bernardo do Campo -SP),onde estudava no período noturno. Foi postado um vídeo dela na internet sendo hostilizada. Causando uma fama repentina na moça.
A faculdade foi processada, e graças a esse episódio Geisy Arruda que antes não passava de uma anônima, posou para capas de revistas, realizou cirurgias plásticas e participou de um reality show de grande audiência na televisão brasileira.

Criar comunidades no Orkut que difamam pessoas trazendo sérios problemas pra vida das
mesmas vendo virando modinha.  Professoras e alunos considerados “nerds” são em geral os mais
vulneráveis a esses tipos de agreções. Hoje as pessoas vêem com mais clareza que não só o
bullying, mas também o cyberbullying são problemas sociais que vem se agravando cada dia
mais,  trazendo problemas psicológicos drásticos para as vítimas. Redes de TV como Rede Record
e Globo vem tratando com seriedade esse tema, com o intuito de mostrar, prevenir e se de
defender de tal.

No fim do ano de 2010, a Rede Globo mostrou uma minissérie onde o ex-namorado da atriz principal filmou eles intimamente e colocou na internet o que gerou pra vítima problemas pessoas e no trabalho, sem contar a exposição que ela sofreu.
Outro exemplo bacana é a campanha contra o bullying que a Rede Globo promoveu no meio do ano de 2010. Vários atores se mobilizaram, para levar informações e tentar diminuir esse problema.


Um comentário: